Importância da Pesquisa

Entenda a Importância das Pesquisas de Opinião

A cada dia que passa, fica mais evidente que o marketing (político ou empresarial), se torna um instrumento indispensável para qualquer político ou empresário. Agir em sintonia com o que os cidadãos pensam e querem é fundamental para o sucesso. E a realização de pesquisas regulares nesse processo de sintonia fina entre governo, mercado e sociedade é fundamental para que o marketing funcione.

A pesquisa científica existe para balizar todas as decisões. É um elemento que norteia as ações, oferecendo o perfil do público em estudo, determinando qual a mensagem a ser transmitida ou ações a serem realizadas.

Nenhuma empresa se aventura no mercado atual sem fazer pesquisas sobre o potencial de seu produto. Nenhum político pensa em aplicar marketing sem saber o que pensam seus eleitores.

A pesquisa é um diagnóstico e não um prognóstico. Ela mede o momento, a reação da comunidade em face da situação atual. A pesquisa não diz o que fazer para modificar essa situação, mas pela leitura, interpretação e tabulação de dados podemos visualizar um caminho a ser percorrido.

O sucesso de uma pesquisa, política ou não, está diretamente ligado à confiança que deve existir no teor da informação. Essa credibilidade deverá existir não só no ato de coleta dos dados, mas também na forma como estes são coletados e pela maneira como são tratados.

A pesquisa possui a virtude de representar bem a sociedade se ouvir classes e níveis diferentes de pessoas. Dividida por sexo (gênero), faixa etária, grau de instrução e renda familiar, reflete a média geral de opinião da população, mediante metodologia científica e técnica de estatística, o que seria impossível no contato direto apenas com um grupo de pessoas.

O segredo está na escolha de um bom Instituto. Caso contrário, você pode ser mal informado.

NÃO ESQUEÇA: INSTITUTO PROFISSIONAL DEVE TER ESTATÍSTICO E REGISTRO NO CONSELHO REGIONAL DE ESTATÍSTICA.